O Centro de  Formação e Cultura é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sediada no lugar da Costa do Valado, freguesia de Oliveirinha, concelho e distrito de Aveiro.

A Instituição surgiu através da intenção de um grupo de residentes da Costa do Valado dar expressão ao dever de solidariedade social e prestar serviços de segurança social, constituindo assim, em 1986 uma Associação para formalizar essa vontade.

A vontade de prestar apoio aos mais indefesos, quer pela doença, quer pela idade tem sido uma preocupação ao longo dos tempos, dos residentes da Costa do Valado.

Na sua origem a Instituição deu apoio a Idosos na Resposta Social de Centro de Dia e a Crianças na Resposta Social de Actividades de Tempos Livres.

Em 1996 a Instituição aumenta as suas Respostas Sociais com abertura da Estrutura Residencial Para Idosos, onde passa a acolher doze Clientes.

Actualmente composta apenas pelas Respostas Sociais de Estrutura Residencial para Idosos e Centro de Dia, continua a ter na sua génese uma motivação comum nas pessoas da Comunidade que a envolvem .

Ao longo dos anos, a Instituição tem vindo a crescer e novos desafios se colocam, pretendendo a Organização, procurar respostas adequadas para a sua concretização.

O Centro de  Formação e Cultura desde sempre se preocupou com a melhoria continua e com a prestação de um serviço de qualidade aos seus clientes.

Para dar resposta aos nossos Clientes, proporcionando-lhes o melhor bem estar possível, a Instituição tem ao serviço 25 Colaboradores, 6 Prestadores de Serviços e recebe apoio de 11 Voluntários.

 

Visão

vision

Promover a Instituição como modelo de referência ao Terceiro Sector, prestando um serviço sustentado, qualificado e certificado nas Respostas Sociais que desenvolve, tendo em vista a satisfação das necessidades e expectativas dos seus Clientes.

 

 

 

Missão

mission

O Centro de Formação e Cultura da Costa do Valado é uma Instituição Particular de Solidariedade que tem por missão proporcionar a indivíduos um contexto humanizado de forma a contribuir para a manutenção ou retardamento do processo de envelhecimento. A Instituição pretende criar estratégias de reforço da capacidade de autonomia nas actividades diárias sem limitação aos seus direitos.

Pesquisa